domingo, 31 de janeiro de 2010

Carnaval em Paraty...








Origens do Carnaval em Paraty
Não se sabe quando, exatamente, surgiram os primeiros blocos de carnaval de Rua em Paraty. É certo, porém, que em 1920 já existiam clubes e 'bandas' carnavalescas como a 'Lira da Juventude' e a 'Vinte e Cinco de Dezembro', que festejavam o carnaval com várias tocatas, chamadas na época de 'Zé Pereira'.
No início esses blocos eram formados somente por homens mascarados. A partir de 1928 é que as mulheres passaram a tomar parte deles. O 'Bloco da Lalá', organizado por uma senhora, negra de grande porte, fez tamanho sucesso que sua fama chegou até nossos dias.
Os blocos do Zé Pereira eram formados por alas, cada qual de uma cor, acompanhadas por enormes lanternas de papel crepom e por bexigas de cera que continham água de cheiro; estas bexigas, quando atiradas, desfaziam-se e perfumavam todos os que estivessem por perto.Havia ainda o Bloco dos Tenentes, o Bloco dos Fenianos e o dos Democratas.
O primeiro, saía de vermelho e preto; o segundo, de rosa e verde; e o terceiro, de preto e branco.Cantavam músicas cujas letras faziam crítica aos acontecimentos políticos locais e nacionais.
Paraty conta atualmente com sete blocos carnavalescos: Os Paulos; Vamos Que Tô; Os Meninos do Pontal; Paraty do Amanhã; Acadêmicos da Patitiba; Tribo do Samba e o Bloco da Lama.


O Bloco da Lama...
Este último é, provavelmente, o mais famoso. Sua originalidade e bizarrice têm atraído a atenção da mídia e a curiosidade do público.
Criado num sábado de carnaval, há mais de dezessete anos, por alguns amigos que se banhavam na lama medicinal da Praia do Jabaquara e, ao se perceberem irreconhecíveis, decidiram brincar incógnitos o carnaval.
No ano seguinte, um grupo maior se reuniu e saiu em bloco no Sábado de carnaval, representando uma tribo pré-histórica: enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas, aos gritos de uga, uga, rá, rá! Por ter crescido tanto de lá para cá, os organizadores e a Secretaria de Turismo de Paraty têm feito campanhas junto aos participantes, através da mídia local e folhetos informativos, sobre a importância de não sujar paredes, carros ou pessoas que estejam passando pelas ruas, honrando assim, o nome do bloco e ajudando a preservar a tradição.
O Bloco da Lama tem, a cada ano, reunido um número maior de adeptos, chegando a sair com mais dois mil componentes. Sua passagem no sábado de carnaval, dizem, tem a função de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para o Carnaval de Paraty. Quando não houver um só espírito negativo rondando o carnaval de Paraty o bloco se despede com um banho no rio, deixando uma mensagem de paz para que o carnaval da cidade seja como sempre foi: uma festa de alegria.


Carnamar...

Para animar os foliões, antes mesmo de o carnaval começar, acontece o Carnamar, evento que se tornou tradicional na cidade. Trata-se de uma competição entre embarcações previamente inscritas onde as escunas concorrerão nos critérios de premiação mais enfeitada e mais animada. Já as Baleeiras e Barcos de Pesca vão concorrer apenas ao conjunto de premiações que será mais animada e mais enfeitada.
O Carnaval de Paraty 2010 será entre o 12 e o 16 de Fevereiro .
O desfile do Bloco da Lama será o 13 de Fevereiro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário